Na Lei ou Na Marra

O transporte coletivo da nossa cidade é fonte de muito dinheiro para empresários, propaganda para políticos, e principalmente uma forma de excluir a maior parte da população. Está em tempo de pensarmos em mobilidade, direito e acesso para todos e todas.

O transporte público é aquele que não exclui, pelo uso da catraca e do dinheiro.

Queremos sair com nossas famílias e realmente conhecer a cidade que nos cerca! Queremos sair da nossa rotina de trabalho e viver novos espaços.

Podemos construir um transporte que não exclua ninguém. Podemos e devemos decidir como o sistema deve funcionar. Vamos construir uma cidade mais livre e justa! vamos lançar a luta pela tarifa zero.

sábado, 31 de maio de 2008

PASSE LIVRE JÁ!!!

Porque o Passe Livre estudantil?

Ele permitirá aos estudantes o acesso pleno a todo o tipo de atividade cultural, desportiva e de desenvolvimento humano, como bibliotecas, teatros, cinemas, praças, locais de lazer, e principalmente, as escolas. O passe livre significa, em sua essência, tornar universal o direito ao acesso à educação, a cultura e ao lazer. Sem restrições. Segundo o IBGE, o transporte é o terceiro gasto da família brasileira, chegando, em algumas localidades, ao segundo lugar nas despesas. São 39 milhões de excluídos do sistema de transporte no Brasil.

Já é realidade!

Ouvimos muito falar que isso é apenas um sonho dos estudantes de Itajaí. Porém, o passe livre estudantil já é realidade em mais de CENTO E CINCO (105) cidades ao longo país, incluindo RIO DE JANEIRO, aonde já é direito consolidado a mais de 7 anos!

Para o trabalhador de Itajaí, quanto custa a tarifa?

Os estudantes de Itajaí pagam 2,05 de tarifa no total, todo dia para chegarem aos seus colégios. O impacto que isso causa no orçamento do trabalhador é enorme, tendo em vista o salário mínimo, ele tem que trabalhar cerca de DOIS (2) dias ao mês só para custear o transporte de seu filho para ele poder estudar. Agora coloque na conta as despesas com comida, roupa, contas de água/luz/aluguel, impostos, e quem sabe (só com um milagre!!) o lazer da família. Agora imagine com três filhos (123,00$),quatro filhos...os números só vão aumentando, enquanto nosso salário... Por isso trabalhador, venha para a rua, essa luta também é sua!
Some-se a luta!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:
movimentopasselivre@hotmail.com
Movimento Passe Livre – MPL Itajaí

Nenhum comentário: